Seleção Brasileira na Copa de 2002, na Coréia e no Japão (Foto: Nelson Almeida/LANCE!Press)
Seleção Brasileira na Copa de 2002, na Coreia e no Japão (Foto: Nelson Almeida/LANCE!Press)
LANCE!
24/11/2022
06:00
Doha (QAT)

Enfim, chegou o dia da estreia do Brasil na Copa do Mundo do Qatar. Nesta quinta-feira, às 16h (de Brasília), a Seleção Brasileira enfrenta a Sérvia e dá início à caminhada rumo ao Hexa. Abaixo, o LANCE! lista seis coincidências entre as Copas de 2002 e 2022 para animar o torcedor supersticioso.

1. Copa do Mundo na Ásia

Após 20 anos, a Copa do Mundo volta a ser sediada no continente asiático. Em 2002, ano do penta, a competição foi disputada na Coreia do Sul e no Japão. A edição atual, como todos sabem, acontece no Qatar. É apenas a segunda vez do Mundial na Ásia, então podemos falar que o Brasil tem 100% de aproveitamento no continente. Manteremos o retrospecto?

+ Quais são os maiores jogadores da Seleção em Copas do Mundo? Veja votação na redação do LANCE!

2. França como atual campeã

Outra coincidência animadora é o fato de a França chegar na Copa do Mundo como atual campeã. Em 2002, a seleção europeia chegava à Coreia e ao Japão após levantar o caneco em 1998. Da mesma forma, os Bleus chegaram ao Qatar como detentores do título mundial, conquistado na Rússia em 2018. Será que o final feliz se repete?

+ Copa do Mundo: veja os maiores artilheiros da história do torneio

3. Goleiro do Palmeiras e meia do Flamengo no elenco

Em termos de elenco, há algumas semelhanças entre 2002 e 2022. A principal delas é a presença de um goleiro do Palmeiras e um meia do Flamengo - algo que não aconteceu nas últimas edições. Há 20 anos, Marcos e Juninho Paulista representaram os clubes na conquista do penta. Neste ano, Weverton e Everton Ribeiro têm a missão de manter a escrita.

Brasil x Alemanha - Final da Copa do Mundo de 2002 - Ronaldo Fenômeno
Brasil conquistou o penta em 2002 (Foto: ODD ANDERSEN / AFP)

4. Adversários de vermelho na primeira fase

O quarto sinal é em relação à cor dos uniformes dos adversários. Na fase de grupos de 2002, o Brasil enfrentou três seleções com camisas vermelhas: Turquia, China e Costa Rica. No Qatar, a Seleção irá enfrentar dois adversários com a mesma cor na primeira fase: Sérvia e Suíça. A exceção é Camarões, que vestirá verde no duelo da terceira rodada. O país africano, no entanto, tem um terço da bandeira na cor vermelha. Conta ou não?

+ Copa do Mundo: veja a lista das maiores goleadas na história

5. Real Madrid campeão da Champions com brilho brasileiro

Outra coincidência entre 2002 e 2022 é o Real Madrid sendo campeão da Champions League com brilho brasileiro. Em 2002, Roberto Carlos foi titular na final contra o Bayer Leverkusen e deu assistência para o gol histórico de Zidane. Em 2022, saiu dos pés de Vini Jr o gol do título merengue contra o Liverpool. Após a Champions, Roberto Carlos levantou a taça da Copa do Mundo. Vini Jr vai repetir o feito no Qatar?

6. Argentina chega como favorita e…

Para finalizar, uma dose de rivalidade e provocação. Tanto em 2002 quanto em 2022, a Argentina chegou à Copa do Mundo como uma das principais favoritas ao título. Na Coreia do Sul e no Japão, a equipe albiceleste decepcionou e foi eliminada na fase de grupos. No Qatar, o time de Messi e cia. perdeu a estreia para a Arábia Saudita e vive situação delicada no Grupo C. Será que os hermanos vão cair de novo de forma precoce?